Curso: Poesia para a Infância - REALIZADO!

CURSO:

POESIA PARA A INFÂNCIA: ENCANTO E RITMO


PROFESSORES CONVIDADOS



PEDRO BANDEIRA


Minibiografia: Nascido em Santos, São Paulo, em 1942, mudou-se para a cidade de São Paulo em 1961. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. Como escritor, sua carreira iniciou com primeiras histórias infantis publicadas em revistas de banca da Editora Abril, em 1972. A partir de 1983, tornou-se exclusivamente escritor, com o livro O dinossauro que fazia au-au. Sua obra, direcionada para crianças, jovens e jovens adultos, reúne contos, poemas e narrativas de diversos gêneros. Em 1984, Bandeira lança o livro A droga da obediência, que deu início à sua série de maior sucesso: Os Karas. Os traços do humor de Pedro Bandeira desenvolveram-se mais plenamente na poesia, onde ele é responsável pela construção afirmativa da identidade infantil. Publicou mais de 100 livros e vendeu mais de vinte milhões de obras. Recebeu vários prêmios, como Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).




LEO CUNHA

Minibiografia: Nasceu em Bocaiúva (MG), em 1966. Escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Publicou mais de 60 livros para crianças e jovens, além de 5 livros de crônica e 1 de teatro. Sua obra recebeu diversos prêmios no campo da literatura infantil e juvenil, como: Nestlé, Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, Adolfo Aizen, FNLIJ. Também teve mais de 20 títulos selecionados para programas de leitura como o PNBE, PNAIC e PNLD Literário. Traduziu cerca de 30 livros de literatura infantil e juvenil, de autores como António Skarmeta, Charles Dickens, David McKee, Gabriela Mistral, Jonathan Swift, Julio Cortázar, Robert Stevenson, entre outros. Doutor em Artes/Cinema e Mestre em Ciência da Informação, ambos pela UFMG, é professor universitário desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação. Sócio da Quando - Fábrica de Narrativas, empresa de comunicação em BH.


CRONOGRAMA E CARGA HORÁRIA 


A carga horária total do curso é de 9h, distribuída no seguinte cronograma:

1º Encontro (16/11): 2h (Professor Pedro Bandeira) - das 19h às 21h

2º Encontro (18/11): 2h (Professor Leo Cunha) - das 19h às 21h

3º Encontro (23/11): 2h (Professor Pedro Bandeira) - das 19h às 21h

4º Encontro (25/11): 2h (Professor Leo Cunha) - das 19h às 21h

5º Encontro (27/11): 1h (Professores Pedro Bandeira e Leo Cunha) - Encerramento, confraternização e Sarau - das 19h às 20h.


PLATAFORMA 

No caso dos cursos na modalidade on-line, preferencialmente pela plataforma Zoom. Para o acompanhamento das aulas, haverá, no mínimo, a presença de 01 técnico e de 01 coordenador dando o suporte necessário.


PRODUTO FINAL

Como produto final do curso, será publicada uma coletânea com os textos dos participantes pelo selo Edições AEILIJ. A presente coletânea será organizada pelos coordenadores Flávia Côrtes & Severino Rodrigues. O e-book será disponibilizado gratuitamente para acesso e leitura em sites e/ou plataformas digitais.