Curso: A Narrativa Popular - REALIZADO!

CURSO:

A NARRATIVA POPULAR: CONTOS E RECONTOS


PROFESSORES CONVIDADOS



RICARDO AZEVEDO


Minibiografia: Escritor e ilustrador com diversos livros publicados principalmente para crianças e jovens. Ganhou várias vezes o prêmio Jabuti. É autor também do livro Abençoado e danado do samba - Um estudo sobre o discurso popular, Edusp (Prêmio Senador José Ermírio de Moraes da ABL 2014 e Prêmio Jabuti Teoria e Crítica Literária 2014 – 2º Lugar). Tem obras publicadas na França, Alemanha, México, Costa Rica, Portugal e Holanda. Bacharel em Comunicação Visual (FAAP), doutor em Letras (USP) e pesquisador na área da cultura popular. Site: www.ricardoazevedo.com.br e Facebook: https://www.facebook.com/rjdazevedo



SUSANA VENTURA

Minibiografia: Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP é doutoranda em Estética e História da Arte pela mesma universidade com um trabalho sobre os contos de fadas e o trabalho das mulheres artistas. Professora, e escritora, tem trinta livros publicados, a maior parte deles dedicada a crianças e jovens. Ganhadora do Prêmio Jabuti em 2017 por O caderno da avó Clara, tem como principais obras Na companhia de Bela: contos de fadas por mulheres dos séculos XVII e XVIII, com Cassia Leslie e Roberta Asse (2019), Eu, Fernando Pessoa em quadrinhos, com Eloar Guazzelli (2013), Reis, moscas e um gole de astúcia e Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné, com Helena Gomes e Alexandre Camanho (2014 e 2018).


CRONOGRAMA E CARGA HORÁRIA 


A carga horária total do curso é de 9h, distribuída no seguinte cronograma:

1º Encontro (14/09): 2h (Professor Ricardo Azevedo) - das 19h às 21h

2º Encontro (16/09): 2h (Professora Susana Ventura) - das 19h às 21h

3º Encontro (21/09): 2h (Professor Ricardo Azevedo) - das 19h às 21h

4º Encontro (23/09): 2h (Professora Susana Ventura) - das 19h às 21h

5º Encontro (25/09): 1h (Professores Ricardo Azevedo e Susana Ventura) - Encerramento, confraternização e Sarau - das 19hs 20h.


PLATAFORMA 

No caso dos cursos na modalidade on-line, preferencialmente pela plataforma Zoom. Para o acompanhamento das aulas, haverá, no mínimo, a presença de 01 técnico e de 01 coordenador dando o suporte necessário.


PRODUTO FINAL

Como produto final do curso, será publicada uma coletânea com os textos dos participantes pelo selo Edições AEILIJ. A presente coletânea será organizada pelos coordenadores Flávia Côrtes & Severino Rodrigues. O e-book será disponibilizado gratuitamente para acesso e leitura em sites e/ou plataformas digitais.