Curso: Crônicas para todas as idades - REALIZADO!

CURSO:

CRÔNICAS PARA TODAS AS IDADES


PROFESSORES CONVIDADOS





JOSÉ ROBERTO TORERO


Minibiografia: José Roberto Torero é formado em Letras (português e espanhol) e Jornalismo pela USP. Pela mesma universidade cursou Cinema e mestrado em Cinema, incompletos. É autor de 49 livros (27 infantojuvenis e 22 para adultos), entre eles O Chalaça (Prêmio Jabuti em 1995 – romance), Pequenos Amores (2º. Lugar Prêmio Jabuti – contos), Uma história de futebol, O evangelho de Barrabás (3º. Lugar Prêmio Jabuti – romance), Chapeuzinhos Coloridos e Papis et Circenses (Prêmio Paraná de Literatura). Foi colunista da Folha de S.Paulo de 1998 a 2012. E do Jornal da Tarde entre 1995 e 1998.




LEO CUNHA

Minibiografia: Nasceu em Bocaiúva (MG), em 1966. Escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Publicou mais de 60 livros para crianças e jovens, além de 5 livros de crônica e 1 de teatro. Sua obra recebeu diversos prêmios no campo da literatura infantil e juvenil, como: Nestlé, Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, Adolfo Aizen, FNLIJ. Também teve mais de 20 títulos selecionados para programas de leitura como o PNBE, PNAIC e PNLD Literário. Traduziu cerca de 30 livros de literatura infantil e juvenil, de autores como António Skarmeta, Charles Dickens, David McKee, Gabriela Mistral, Jonathan Swift, Julio Cortázar, Robert Stevenson, entre outros. Doutor em Artes/Cinema e Mestre em Ciência da Informação, ambos pela UFMG, é professor universitário desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação. Sócio da Quando - Fábrica de Narrativas, empresa de comunicação em BH.


CRONOGRAMA E CARGA HORÁRIA 


A carga horária total do curso é de 8h, distribuída no seguinte cronograma:

1º Encontro (17/05): 2h - das 19h às 21h.

2º Encontro (19/05): 2h - das 19h às 21h.

3º Encontro (24/05): 2h - das 19h às 21h.

4º Encontro (26/05): 2h - das 19h às 21h.


PLATAFORMA 

No caso dos cursos na modalidade on-line, preferencialmente pela plataforma Zoom. Para o acompanhamento das aulas, haverá, no mínimo, a presença de 01 técnico e de 01 coordenador dando o suporte necessário.


PRODUTO FINAL

Como produto final do curso, será publicada uma coletânea com os 20 melhores textos dos participantes pelo selo Edições AEILIJ. A presente coletânea será organizada pela presidente da AEILIJ Rosana Rios com apoio técnico-operacional dos autores Flávia Côrtes & Severino Rodrigues. O e-book será disponibilizado gratuitamente para acesso e leitura no site da AEILIJ.